A cirurgia de varizes com radiofrequência é feita de forma mais rápida e com um tempo de recuperação menor em relação à cirurgia de varizes convencional.
A radiofrequência é um procedimento minimamente invasivo feito por meio da inserção de um cateter, no qual a temperatura é controlada por radiofrequência que esquenta e contrai as paredes da veia safena doente, fechando a passagem do sangue e fazendo com que o fluxo do sangue seja dirigido para outras veias saudáveis.
Esse procedimento é indicado em caso de veias doentes e com maior calibre, como a veia safena. Por meio do tratamento com radiofrequência não é preciso retirá-la, pois o vaso permanece sem ocasionar problemas circulatórios, e o organismo fica incumbido de desviar o sangue que passava ali para outras veias.
Na cirurgia, uma microfibra óptica é inserida na veia doente até o ponto no qual está obstruída. Então a radiofrequência utiliza energia na forma de calor por meio de um cateter, possibilitando que as ramificações da veia sejam mantidas sem lesões. Dessa forma, a veia é fechada e perde sua função.
Tratamentos para Varizes
Tratamentos para Varizes
Os tratamentos para varizes, como o próprio nome sugere, são utilizados para eliminar as veias varicosas e melhorar a aparência estética dos membros inferiores.
Há diversos procedimentos para tratar as varizes. Entre os minimamente invasivos, estão a escleroterapia a laser, espuma, glicose e a crioescleroterapia. Já os cirúrgicos incluem a radiofrequência, endolaser e fleboextração.
Quem define a melhor opção de tratamento é o Cirurgião Vascular, após a avaliação do paciente.
Tratamentos Endovasculares
Tratamentos Endovasculares
Os tratamentos endovasculares integram o que existe de mais moderno dentro da cirurgia vascular. Nessa técnica, o acesso ao sistema vascular é realizado através de pequenas incisões, usando fios guias e cateteres.
Esses tratamentos restauram o sistema vascular e englobam desde pequenos vasos até as veias calibrosas, como a artéria aorta. A técnica utiliza endopróteses, que são dispositivos tecnológicos que tratam a parede do vaso lesionado.
Podem ser usados para tratar de diversos problemas, como aneurismas, patologias oclusivas, hipertensão, doença vascular periférica, dissecções artérias, entre outros.