Veias varicosas são veias superficiais dilatadas e deformadas que geralmente estão localizadas nas panturrilhas ou coxas. As varizes surgem por causa de defeitos nas válvulas que bombeiam o sangue de volta para o coração e fraquezas na estrutura da parede das veias. Como o sangue está sujeito à ação da gravidade, ele acaba se acumulando, dilatando e deformando as veias.
Causas
Veias varicosas e seus sintomas são geralmente resultado da doença do refluxo venoso, que se refere ao fato do sangue não conseguir fluir para o coração e retornar para baixo, em vez de ir para cima, de volta para o coração.
Os fatores mais importantes que levam ao surgimento das varizes são: hereditariedade, permanecer em pé por longos períodos de tempo, idade avançada, ser mulher e ter passado por múltiplas gestações.
Sintomas
As varizes podem ser inteiramente livres de sintomas e não causar nenhum problema de saúde. Porém, quando são sintomáticas, causam inchaço nos tornozelos e pernas, fadiga, dor, cãibras e até mesmo coceiras. Depois de um longo tempo, as pessoas podem desenvolver úlceras varicosas.
Prevenção
Não é possível impedir totalmente o aparecimento das varizes, porém, há maneiras de melhorar a circulação e diminuir as chances de desenvolver complicações, como praticar exercícios, manter o peso saudável, consumir alto teor de fibras, reduzir o consumo de sal, evitar saltos altos ou sapatilhas e meias apertadas, elevar as pernas e evitar ficar muito tempo na mesma posição.
Tratamento
Atualmente, novos tratamentos minimamente invasivos têm sido desenvolvidos para reduzir a necessidade de cirurgia. Alguns dos principais são a escleroterapia, a crioescleroterapia, o laser e a radiofrequência. Além destes, também existe a cirurgia de varizes.
Tratamentos para Varizes
Tratamentos para Varizes
Os tratamentos para varizes, como o próprio nome sugere, são utilizados para eliminar as veias varicosas e melhorar a aparência estética dos membros inferiores.
Há diversos procedimentos para tratar as varizes. Entre os minimamente invasivos, estão a escleroterapia a laser, espuma, glicose e a crioescleroterapia. Já os cirúrgicos incluem a radiofrequência, endolaser e fleboextração.
Quem define a melhor opção de tratamento é o Cirurgião Vascular, após a avaliação do paciente.
Tratamentos Endovasculares
Tratamentos Endovasculares
Os tratamentos endovasculares integram o que existe de mais moderno dentro da cirurgia vascular. Nessa técnica, o acesso ao sistema vascular é realizado através de pequenas incisões, usando fios guias e cateteres.
Esses tratamentos restauram o sistema vascular e englobam desde pequenos vasos até as veias calibrosas, como a artéria aorta. A técnica utiliza endopróteses, que são dispositivos tecnológicos que tratam a parede do vaso lesionado.
Podem ser usados para tratar de diversos problemas, como aneurismas, patologias oclusivas, hipertensão, doença vascular periférica, dissecções artérias, entre outros.