Trombose Venosa Profunda (TVP) se refere à formação de coágulos sanguíneos em uma ou mais veias do corpo. A maioria dos casos ocorrem nos vasos das coxas ou pernas, mas também podem acontecer em outras partes do corpo. Diferentemente dos coágulos mais superficiais, os coágulos da trombose venosa profunda podem se desprender e movimentar pela corrente sanguínea, podendo chegar à diversas partes do corpo, como coração ou pulmão, por exemplo. No caso do pulmão, é capaz de causar uma condição chamada tromboembolismo pulmonar, que se não for tratada precocemente, pode ser fatal.
Causas
A trombose venosa profunda ocorre quando há formação de um coágulo sanguíneo em uma ou mais veias grandes das pernas e coxas, causando bloqueio no fluxo sanguíneo, inchaço e dor na região afetada.
Existem alguns fatores que podem aumentar consideravelmente o risco da formação de coágulos sanguíneos: permanecer sentado, deitado ou em repouso por muito tempo, traumas nas veias, gestação, pílulas anticoncepcionais, insuficiência cardíaca, infecções gastrointestinais, obesidade, sedentarismo, idade avançada, tabagismo e até mesmo alguns tipos de câncer. Deve-se lembrar das causas hereditárias que, ao menor estímulo externo, podem levar ao quadro de trombose venosa profunda.
Sintomas
Metade das pessoas com trombose venosa profunda não têm nenhum sintoma até o coágulo se desprender. A outra metade têm alguns sinais, como o inchaço, aumento da temperatura, vermelhidão e dor na perna ou no local dos vasos afetados.
No caso de uma embolia pulmonar, os sinais da complicação, que exige cuidado médico imediato, são dificuldade repentina para respirar e falta de fôlego, batimentos cardíacos acelerados, tossir sangue, dor no peito ao respirar ou tossir, pressão baixa e até mesmo desmaio.
Prevenção
Para se prevenir da formação de coágulos sanguíneos, são necessárias algumas medidas, como evitar ficar em repouso por longos períodos, exercitar as pernas, não usar roupas muito apertadas, manter o peso adequado, consumir alimentos saudáveis e praticar atividades físicas.
Tratamento
O objetivo do tratamento pode ser dividido em três estágios diferentes: impedir o crescimento do coágulo, evitar seu avanço para outras partes do corpo e reduzir as chances de recorrência da trombose venosa profunda.
Para cumprir esses estágios, o médico vascular pode indicar o uso de medicamentos anticoagulantes para diminuir a coagulação e afinar o sangue, ou sugerir uma intervenção cirúrgica, que consiste em inserir filtros na maior veia do abdômen para impedir que os coágulos se desloquem para os pulmões.
Tratamentos para Varizes
Tratamentos para Varizes
Os tratamentos para varizes, como o próprio nome sugere, são utilizados para eliminar as veias varicosas e melhorar a aparência estética dos membros inferiores.
Há diversos procedimentos para tratar as varizes. Entre os minimamente invasivos, estão a escleroterapia a laser, espuma, glicose e a crioescleroterapia. Já os cirúrgicos incluem a radiofrequência, endolaser e fleboextração.
Quem define a melhor opção de tratamento é o Cirurgião Vascular, após a avaliação do paciente.
Tratamentos Endovasculares
Tratamentos Endovasculares
Os tratamentos endovasculares integram o que existe de mais moderno dentro da cirurgia vascular. Nessa técnica, o acesso ao sistema vascular é realizado através de pequenas incisões, usando fios guias e cateteres.
Esses tratamentos restauram o sistema vascular e englobam desde pequenos vasos até as veias calibrosas, como a artéria aorta. A técnica utiliza endopróteses, que são dispositivos tecnológicos que tratam a parede do vaso lesionado.
Podem ser usados para tratar de diversos problemas, como aneurismas, patologias oclusivas, hipertensão, doença vascular periférica, dissecções artérias, entre outros.