Aneurisma arterial é a dilatação anormal e permanente de uma artéria, provocada por alterações estruturais em suas paredes, trauma ou alguma doença vascular, podendo ser seguida de ruptura total ou oclusão do vaso atingido.
Tipos
Os tipos mais comuns de aneurisma arterial são:
- Aneurisma de aorta abdominal
- Aneurisma de artéria poplítea
Os locais mais comuns de ocorrência do aneurisma são: aorta, cérebro, intestino, baço e na parte de trás do joelho (artéria poplítea).
Causas
Embora seja alvo de diversos estudos, o aneurisma não possui causas totalmente claras, com exceção dos casos em que a dilatação das artérias é causada por trauma ou doença vascular.
Sintomas
Os sintomas dependem do local onde ocorreu a dilatação e/ou ruptura. Se for próximo às camadas superficiais da pele, o paciente pode apresentar inchaço, dor e até um “caroço” na região. Já os aneurismas internos, principalmente no cérebro, muitas vezes não causam sintomas aparentes, somente quando há ruptura do vaso sanguíneo.
Caso haja rompimento do aneurisma, o paciente pode apresentar dor, pressão arterial baixa, aumento da frequência cardíaca e vertigem. Nesses casos, a taxa de mortalidade aumenta consideravelmente.
Prevenção
Algumas formas de prevenção dos aneurismas arteriais são controlar a pressão arterial, possuir uma alimentação saudável e balanceada, praticar exercícios regularmente, manter o colesterol dentro dos níveis aceitáveis e não fumar. Existem, ainda, aneurismas que são causados e originados da parte genética e, neste caso, não há prevenção.
Tratamento
Os tipos de tratamentos também dependem do tipo de aneurisma, da sua proporção, do local onde ocorreu e se há rompimento. Caso não haja rompimento, o tratamento consiste na administração de medicamentos para controlar a pressão arterial e procedimentos para evitar a ruptura da artéria. Se a artéria se romper, o paciente precisará de cuidados médicos emergenciais, e a taxa de mortalidade aumenta consideravelmente.
Tratamentos para Varizes
Tratamentos para Varizes
Os tratamentos para varizes, como o próprio nome sugere, são utilizados para eliminar as veias varicosas e melhorar a aparência estética dos membros inferiores.
Há diversos procedimentos para tratar as varizes. Entre os minimamente invasivos, estão a escleroterapia a laser, espuma, glicose e a crioescleroterapia. Já os cirúrgicos incluem a radiofrequência, endolaser e fleboextração.
Quem define a melhor opção de tratamento é o Cirurgião Vascular, após a avaliação do paciente.
Tratamentos Endovasculares
Tratamentos Endovasculares
Os tratamentos endovasculares integram o que existe de mais moderno dentro da cirurgia vascular. Nessa técnica, o acesso ao sistema vascular é realizado através de pequenas incisões, usando fios guias e cateteres.
Esses tratamentos restauram o sistema vascular e englobam desde pequenos vasos até as veias calibrosas, como a artéria aorta. A técnica utiliza endopróteses, que são dispositivos tecnológicos que tratam a parede do vaso lesionado.
Podem ser usados para tratar de diversos problemas, como aneurismas, patologias oclusivas, hipertensão, doença vascular periférica, dissecções artérias, entre outros.