O objetivo no tratamento de um aneurisma de aorta abdominal é evitar a sua ruptura. Dependendo do tamanho e características do aneurisma o tratamento pode ser feito de forma expectante (acompanhamento), cirurgia convencional ou endovascular.
No reparo cirúrgico convencional (aberto), o cirurgião faz um grande corte ou incisão no abdômen, onde existe o aneurisma. A área dilatada é, então, separada cirurgicamente da parte principal da aorta e substituída por um tubo sintético (conhecido como enxerto aórtico), costurado ao local.
Uma alternativa menos invasiva ao reparo cirúrgico aberto é o reparo endovascular do aneurisma, por meio de um dispositivo especial, chamado endoprótese. A endoprótese é colocada dentro da área dilatada da aorta para separar o fluxo sanguíneo normal do aneurisma. Ela foi projetada para ser colocada sem necessidade de abrir cirurgicamente a aorta. É um tratamento menos invasivo com recuperação mais rápida e retorno as atividades do dia a dia.
Tratamentos para Varizes
Tratamentos para Varizes
Os tratamentos para varizes, como o próprio nome sugere, são utilizados para eliminar as veias varicosas e melhorar a aparência estética dos membros inferiores.
Há diversos procedimentos para tratar as varizes. Entre os minimamente invasivos, estão a escleroterapia a laser, espuma, glicose e a crioescleroterapia. Já os cirúrgicos incluem a radiofrequência, endolaser e fleboextração.
Quem define a melhor opção de tratamento é o Cirurgião Vascular, após a avaliação do paciente.
Tratamentos Endovasculares
Tratamentos Endovasculares
Os tratamentos endovasculares integram o que existe de mais moderno dentro da cirurgia vascular. Nessa técnica, o acesso ao sistema vascular é realizado através de pequenas incisões, usando fios guias e cateteres.
Esses tratamentos restauram o sistema vascular e englobam desde pequenos vasos até as veias calibrosas, como a artéria aorta. A técnica utiliza endopróteses, que são dispositivos tecnológicos que tratam a parede do vaso lesionado.
Podem ser usados para tratar de diversos problemas, como aneurismas, patologias oclusivas, hipertensão, doença vascular periférica, dissecções artérias, entre outros.